Clipart

Quais são os tipos de andaimes?

Existem diversos tipos de andaimes, cada um com suas características e peculiaridades. Sendo assim, cada um é indicado para um caso diferente. Conheça mais sobre cada modelo:

Andaime fachadeiro: São formado por painéis, travessas e pisos que juntos compõem uma estrutura ideal para trabalhar em grandes fachadas. Possui camadas extensas de madeira ou aço em sua monatagem, formando uma espécie de piso, que facilita o trabalho dos operários. Esses pisos são montados em diversos níveis do andaime, formando vários andares onde é possível ficar em pé em segurança, ocorrendo a circulação de pessoas e materiais. Por ficar apoiado e ser bastante seguro e confortável, é muito utilizado para colocação de revestimentos de paredes e serviços de pintura de fachadas.

Andaime tubular: São painéis montados de dois em dois que formam torres e podem ser apoiados sobre bases, oferecendo estabilidade, ou sobre rodas, oferecendo mobilidade. Normalmente é fabricado em aço-carbono, proporcionando maior resistência e durabilidade. É o mais utilizado, sendo indicado para diversas finalidades e tipos de obra. Diferentemente do modelo fachadeiro, que é indicado para obras em grandes fachadas, o modelo tubular é muito usado em áreas reduzidas, sendo uma opção mais rápida para pequenos ajustes. Por ser modular, apresenta grande praticidade, além de dispensar equipamentos complexos para sua instalação, já que o encaixe é feito de maneira simples. Algumas lojas oferecem acessórios complementares para este tipo de andaime, como sapatas fixas e reguláveis, piso metálico e rodapé (substituindo as tábuas), rodas de PU, escadas, carretilhas, braçadeiras fixas e giratórias etc.

Andaime de suspensão: É uma plataforma suspensa, que pode ter movimentada para cima e para baixo por uma corda de aço sempre que necessário. Por isso, é um modelo bem versátil. Este equipamento apresenta grande capacidade de carga e possui travas de segurança. Os modelos de andaime de suspensão normalmente são encontrados nas versões Duplo, Manivela e Elétrico. Este último é conhecido por oferecer maior produtividade, mobilidade e segurança, sendo uma plataforma suspensa por cabos de aço que se movimenta por meio de guinchos acionados por dois motores elétricos. A instalação e a manutenção dos andaimes suspensos devem ser feitas por trabalhador qualificado, sob supervisão e responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado obedecendo, quando de fábrica, as especificações técnicas do fabricante. A sustentação dos andaimes suspensos deve ser feita por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas de resistência equivalente a, no mínimo, três vezes o maior esforço realizado.

Andaime Industrial: Tem uma estrutura e função parecidas com a dos andaimes tubulares, mas apresenta o diferencial de ter um sistema de travamento em “X” que proporciona mais estabilidade e segurança ao operário.

Andaime gaiola: É composto por mais de duas fileiras de tubos metálicos verticais, que são conectados entre si por engates. Ele é usado quando se trabalha com um limite máximo, sendo destinado a um único nível.

Andaime Multidirecional: É o ideal para obras onde é necessário grande versatilidade em relação ao acesso e também é a solução ideal para criar escadas temporárias. Como todas as peças são de encaixe, com cunhas e rosetas, a única ferramenta necessária para a montagem eficiente de um andaime multidirecional é um martelo.