Clipart

Como utilizar andaimes com segurança?

A queda de altura é a maior causa de mortes no setor da construção. No Brasil, a falta desegurança na utilização de andaimes e cadeiras suspensas, levando à queda de operários,provoca um grande número de acidentes graves e fatais. Por isso, é muito importante tomar certos cuidados com este tipo de estrutura, tanto na hora de alugar quanto na hora de utilizar. No tópico anterior, explicamos quais são os cuidados necessários na hora de alugar este tipo de equipamento, levando em consideração uma série de fatores. Agora, neste tópico, iremos abordar os cuidados necessários durante a utilização dos andaimes, seja ele de que tipo for.

Veja abaixo algumas dicas de segurança para utilização de andaimes:

  • Apenas utilize andaimes que foram montados por empresas e profissionais qualificados para este serviço, pois só eles podem garantir uma montagem perfeita a ponto de assegurar a segurança dos operários.
     
  • Utilize sempre os equipamentos de proteção individual, também chamados de EPIs. No caso dos andaimes, um dos itens mais importantes dos equipamentos de proteção individual é o cinturão de segurança com trava quedas, preso à estrutura da edificação. É ele quem garantirá sua segurança caso haja algum problema com a estrutura, evitando uma possível queda. Use também outros itens importantes, como capacetes e luvas.
     
  • Muitas vezes, as próprias empresas não fornecem os equipamentos de segurança necessários para esses operários que trabalham em grandes alturas ou suscetíveis a qualquer outro tipo de risco. Além disso, acontece também do próprio funcionário se negar a utilizar os equipamentos, por falta de conhecimento ou por mera negligência. Em ambos os casos, é preciso conscientizar patrões e empregados sobre a importância dos EPIs, resultando em uma diminuição dos casos de acidentes deste tipo na construção civil.
     
  • Certifique-se de que o andaime está estável. Muitas vezes, eles são apoiados em bases de sustentação irregular (terrenos irregulares), causando instabilidade e acidentes. A NR 18 exige que os montantes dos andaimes devem ser apoiados em sapatassobre base sólida e capaz de resistir aos esforços solicitados e às cargas transmitidas.
     
  • Não utilize andaimes apoiados sobre cavaletes, pois os mesmos não possuem boa sustentação.
     
  • É imprescindível a utilização de guarda-corpos e rodapés em andaimes que utilizam plataforma tipo passarela, pois eles oferecem maior segurança ao trabalhador.
     
  • Confira se o andaime está em bom estado, bem conservado e sem ferrugens ou soldas mal-feitas.
     
  • Utilize cinturão de segurança e cabo guia. Em alguns casos, o cinturão é preso na própria estrutura do andaime, o que não garante a segurança do trabalhador em caso de queda.
     
  • Não sobrecarregue a estrutura, colocando mais operários nos andaimes do que o mesmo comporta. Pergunte ao fabricante quantos quilos o equipamento suporta com segurança. Verifique também a carga suportada pelo piso.
     
  • A NR 18 diz que a área sob a plataforma de trabalho deverá ser devidamente sinalizada e delimitada, sendo proibida a circulação de trabalhadores dentro daquele espaço. A circulação de pessoas em volta dos andaimes oferece riscos ao pedestres e ao próprio operário.
     
  • Deve haver a proteção com tela dos andaimes, para aparar a queda eventual de materiais, bem como com plataforma de proteção na altura do primeiro pé-direito.
     
  • Tenha cuidado com andaimes móveis, que possuem rodas. Isso porque a falta de dispositivos de travamento das rodas pode causar deslocamentos indevidos e acidentais. Além disso, a NR 18 proíbe o deslocamento de andaimes com a presença de materiais ou pessoas na plataforma. Ela precisa estar totalmente vazia durante o deslocamento.
     
  • Tenha muita atenção também com as redes elétricas. Como a altura dos andaimes é bem grande, corre-se o risco de ficar muito próximo a fiações e postes. Por isso, o risco de descargas elétricas é alto. Para evitar, certifique-se antes da montagem de que o andaime não alcançará ou ficará muito perto dessas redes.
     
  • Cuidado com os objetos e ferramentas. Martelos, soldas e outras ferramentas utilizadas na construção civil são pesadas e podem causar graves acidentes ao caírem dos andaimes. Além disso, podem também desequilibrar o operário que as manuseia.
     
  • Toda a movimentação vertical de componentes e acessórios para a montagem e/ou desmontagem de andaimes deve ser feita através de cordas ou sistemas próprios deiçamento. Não é permitido lançar peças em queda livre
     
  • Toda a sobra de material deve ser retirada, acondicionada adequadamente ou através da utilização de dutos de descarga.
     
  • Fique atento com as roupas, que podem enroscar nos equipamentos e causar quedas ou ferimentos.
     
  • Sob mau tempo, como chuvas e ventos fortes, evite a utilização de andaimes, especialmente os que são suspensos.
     
  • Após um longo período não-utilizado, peça para um profissional especializado averiguar as condições estruturais da estrutura.
     
  • Ao sinal de qualquer mal estar, como pressão baixa, vertigem, enjôo, labirintite etc, peça imediatamente ajuda e desça do andaime.